A criação de Áreas Protegidas é uma das mais eficientes estratégias para a conservação da biodiversidade. São espaços, que possuem tamanho, formas e nomes diferentes, mas com um propósito em comum: são criadas visando a conservação dos recursos naturais, desde os habitats até espécies ameaçadas de extinção.
As Áreas Protegidas são conhecidas também como Unidades de Conservação (UC) que podem ser de proteção integral ou de uso sustentável. As UC's possui categorias como: Parques, Monumento Natural, Reserva Biológica, Estação Ecológica, Área de Proteção Ambiental dentre outras, nas esferas federal, estadual ou municipal.
Mosaico de Áreas Protegidas
Mosaico de Áreas Protegidas é uma estratégia de conservação ambiental que envolve a gestão coordenada e integrada de diversas áreas protegidas que estão próximas uma das outras. Esse modelo de gestão busca a participação, integração e envolvimento dos gestores das áreas protegidas e da população local na gestão das mesmas, de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.
A ideia por trás dos Mosaicos de Áreas Protegidas é considerar que os ecossistemas não estão limitados pelas políticas de fronteiras e que os problemas ambientais muitas vezes transcendem essas fronteiras. Portanto, os gestores e as comunidades locais podem abordar de maneira mais eficaz questões como a perda de habitat, a gestão ambiental, a conservação da fauna e da flora e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
Mosaico do Quadrilátero Ferrífero